Série: Legados da Reforma Protestante (Parte 4)


O melhor que eu puder

O MELHOR QUE EU PUDER SER: Buscando a excelência em tudo para a glória de Deus

Os reformadores há 500 anos marcaram a história. A Reforma Protestante foi uma ação divina que trouxe a Igreja Cristã de volta à Palavra. E esse retorno às Escrituras, renovou o culto, a forma de pensar e de ver o mundo. Os legados da Reforma Protestante são muitos! Nestes singelos posts relacionamos alguns, os que achamos principais e determinantes.

Já tratamos (na parte 2) que a Reforma também promoveu uma reformulação no culto, na forma de adorar a Deus, e as razões para isto. O post que você está lendo, é uma extensão daquele. Uma das implicações do culto reformado é a quebra de paradigmas católicos medievais. Um deles é a noção de separação entre sagrado e profano. Há coisas que são sagradas, separadas para Deus, que só o clero podem fazer, e há coisas profanas. Há lugares sagrados e lugares profanos. Enfim. É certo que há coisas que desagradam a Deus. Isto é fato! Mas, a reforma demonstrou que tudo está sob a esfera do domínio de Deus. Sagrado não é mais apenas aquele momento do culto católico. Adorar a Deus atinge uma dimensão maior, amplificada. Tudo deve convergir para a glória de Deus. Tudo o que indivíduo é, e o que sabe fazer, devem ser para glória de Deus. Repare a mudança no foco. Não apenas os momentos do culto (ou da missa) são sagrados, mas todos os momentos da vida. Deus não se importa apenas com as músicas e devoção do culto, mas da vida toda! Isso nos apresenta implicações e responsabilidades tremendas!

Estou convencido que uma das lições mais importantes que a Reforma Protestante nos deixou é que se deve buscar a excelência em tudo que se é e o que se faz não para a autopromoção, mas, exclusivamente, para a glória daquele que rege a vida. O indivíduo crente tem que ser o melhor que puder ser. Tudo o que se fizer, deve-se buscar fazer o melhor! O culto envolve tudo o que se faz na vida.

Um médico crente deve buscar ser excelente em sua profissão, a sua excelência cultua a Deus. Um professor, uma nutricionista, um advogado, uma dona-de-casa, um estudante, qualquer um, não importa quem seja ou o que saiba fazer, tudo deve convergir para a glória do Senhor de tudo! O culto no templo é uma consequência deste culto da vida, do culto integral, do culto do que se é, e o que se faz, para Deus.

Ofertemos o que somos, o que temos, e o que fazemos para o Senhor! O culto é dele e para Ele! A nossa vida é dele! Ele merece o melhor! Sejamos os melhores da nossa época! “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.” (Rm 11:36)

Indico a leitura do excelente artigo do Rev. Hermisten Costa sobre a perspectiva de Calvino sobre Culto, em: O Culto Cristão na perspectiva de Calvino: Uma Análise Introdutória.< http://www.mackenzie.br/fileadmin/Mantenedora/CPAJ/revista/VOLUME_VII>. Acesso em 06 dez 17.

Por: Rev. Marlon de Oliveira

Nenhum comentário

Não deixe de comentar!
Sua opinião é muito importante :D
Beijos...

Galeria de Postagens recentes