FOFOCA GOSPEL

Vamos falar sobre fofoca! Creio que esta seja uma das coisas que todos nós já fizemos um dia, seja com intensão ou não. O desejo de falar dos outros talvez alimente nosso ego, faz com que nos sintamos superiores. Tem gente que adora ser o primeiro a saber de tudo, assim poderá passar adiante como sendo o centro das atenções, crescendo o orgulho do “eu sei de fulano” e preciso contar para quem me der ouvidos.

O ato de falar da vida dos outros, perverte o seu coração e o de quem ouve. É um ato maldoso, pois o fofoqueiro quer atingir diretamente o outro, mas se não consegue o que ele faz? Espalha conversas confidencias e se sente bem, sente-se aliviado e ainda justifica: Ele fez isso mesmo, não tenho culpa.

E não estou falando da vizinha que fica na janela o dia todo, falo também dos que estão dentro da igreja. Por exemplo daquela amiga cristã que te ofereceu o ombro para chorar, mas que depois saiu desenfreada a declarar seus lamentos a outras mulheres.

Percebe a confusão? Devemos ter no coração a humildade de pensar no outro, de termos a noção de que aquilo pode ferir, magoar ou até traumatizar alguém. Isso não é fácil é somente pela graça e muita oração. Nossa oração deve ser a de matar nosso orgulho, pois este orgulho infla ao diminuirmos o outro e neste momento nós nos sentimos superiores. Os caluniadores se assemelham ao pai da mentira, o Diabo. Algumas características revelam isso:

  • ·           O caluniador que propaga rumores ou mentiras sobre uma pessoa para causar danos propositadamente.
  • ·                Os que gostam de compartilhar informações suculentas que soube de alguém, talvez a intenção não seja de causar danos, mas apenas para manter a fofoca viva e manchar a imagem da pessoa. (Pv. 20.19)
  • ·             Aquele que ouve algo e não sabe se é verdadeiro, mas vai até alguém para tentar tirar mais informações sobre o fato e o rumor começa a girar. (Pv. 13.3)
  • ·               Tem os que gostam de falar coisas malévolas ou caluniosas sobre o outro que não está presente e não pode fazer nada em sua defesa. (Pv. 25.23)
  • ·             Aqueles que instigam algum tipo de fofoca. Dito de forma a fazer o ouvinte questionar ou assumir algo sobre o caráter de uma pessoa. Por exemplo: não é estranho como ele continua olhando sua namorada quando você não está perto? (Pv. 16.28)
  • ·           Sutis insinuações que podem enganar os outros e os levarem a pensamentos errados, especialmente se as conclusões se basearem em palpites. Aqui está um exemplo: É estranho como ele estava fora da cidade bem no dia do aniversário do Pastor”. (Lucas 12.3)

 Dói quando você descobre que estão falando pelas suas costas, dói mais ainda quando falam de quem amamos (filho, marido, pais...). E quando a pessoa que anda falando de você é aquela que, até então, você admirava e jamais esperaria algo do tipo? Nos entristecemos quando descobrimos que o que dizem não foi bem assim ou que é simplesmente mentira. Mas o que fazer quando há boatos sobre nossa vida? Devemos tirar satisfação? Devemos pagar com a mesma moeda e falar para outros que fulano está te caluniando? Devemos tomar atitudes diferentes quando o fofoqueiro se diz cristão?

Particularmente eu não sabia como lidar com isso e em conversa com uma amiga ela me disse: “Não devemos nos igualar a eles, tirar satisfação não seria uma atitude sábia, no caso ignore, pois, é isso que essas pessoas merecem”. E pensando bem, realmente é isso! Pessoas que tem esse tipo de atitude são pobres de espírito e que precisa de oração ou ainda não aprenderam sobre o cristianismo. Aqueles que vivem criticando o outro, revelam na verdade o que eles mesmos são. 

Raramente vamos ouvir pessoas falando de nossas virtudes secretas, mas frequentemente ouviremos pessoas falando de nossas falhas secretas. As pessoas que criticam, muitas vezes, são as mesmas que não sabem o preço que você pagou para chegar onde está, ou conquistar aquilo que sempre sonhou.
Por mais que façamos as coisas direito, as pessoas sempre encontrarão um motivo para falar da nossa vida, a fofoca é insaciável, quanto mais melhor.

Você ouvinte da fofoca, nunca julgue o caráter de alguém com base nas palavras de outro, em vez disso, estude os motivos por trás do que foi dito a você. Não podemos acreditar em tudo que ouvimos, a língua é uma faca de dois gumes. Desfazer amizades baseado naquilo que um terceiro te disse é ser insensato; ficar com raiva da pessoa porque alguém o difamou, é ser fraco; excluir alguém da sua rede social pelo simples fato de ter ouvido de alguém que aquela pessoa não seria boa companhia não é o ideal.

Sejamos cautelosos no que ouvimos e no que proferimos, não vamos deixar que este pecado nos corrompa silenciosamente, mas vamos lutar todos os dias contra as más línguas (inclusive a nossa). Não seja brasa, seja água, não espalhe aquilo que ouviu e nem alimente com interesse de ouvir o que o fofoqueiro tem a dizer.

“Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura. (Pv. 12.18)

Por Daniele Bosqueti Vilas Boas

No blog: http://mulhercristaeteologia.blogspot.com.br/

Um comentário

  1. Nossa que demais ver um artigo que eu escrevi, sem querer! Estava procurando outra coisa na internet e pá! rsrsrsr Deus abençoe grandemente sua vida :)

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!
Sua opinião é muito importante :D
Beijos...

Galeria de Postagens recentes