Série: Legados da Reforma Protestante (Parte 1)

O Redescobrimento das Escrituras.

O REDESCOBRIMENTO DAS ESCRITURAS

Ontem, dia 31 de outubro, comemoramos o dia histórico do marco inicial da Reforma Protestante, deflagrada por Martinho Lutero, na Alemanha. Nesta série estamos tratando sobre as principais doutrinas que serviram de alicerce de todo movimento reformado. Claro que tratamos aqui apenas de algumas delas. A Reforma Protestante foi quando Deus resgatou sua Igreja da corrupção teológica, política, econômica e social, na qual estava enterrada. Citamos dois principais desvios (tinham muitos!), quais sejam, a venda das indulgências: venda do perdão de Deus, quando a igreja vendia a salvação; e o domínio tirânico do papado. Fica claro, portanto, que a Reforma Protestante foi a mão de Deus na história livrando seu povo destes e outros males.

Hoje queremos pontuar sobre a herança reformada. Qual foi o legado deixado pelos reformadores? Qual o resultado na Igreja Cristã hoje de todo esforço destes bravos reformadores? A partir deste post, vamos tratar sobre este assunto. Apontaremos os principais legados produzidos pela Reforma Protestante.

Creio que a primeira grande herança reformada é o redescobrimento das Sagradas Escrituras. A Reforma Protestante devolveu ao povo a Palavra de Deus. Na época pré-reforma os exemplares das Escrituras Sagradas, tendo a sua principal tradução a Vulgata Latina, eram restritos ao Clero. Não só os exemplares em si, como a possibilidade de acesso, leitura e compreensão da Escritura. Como o latim (língua principal da época) não era dominado pela maioria do povo europeu, principalmente pelos mais pobres, a leitura e entendimento da Palavra não era uma realidade. A Bíblia (Vulgata) era lida nas missas em latim. Perceba como o Clero não promovia o conhecimento bíblico para o seus fieis.

Uma das principais ações do precursor da Reforma, Martinho Lutero, não foi afixar as 95 teses na porta de sua igreja em Wittember (ação inicial e determinante de Lutero), mas, sem dúvida nenhuma, foi traduzir para o alemão toda a Escritura (primeiro o Novo Testamento, e depois, o Antigo), e com o advento da imprensa, distribui-la em toda Alemanha. Isto difundiu a Reforma! A preocupação de Lutero, no período em que ficou escondido no Castelo de Wartburg, pelo Príncipe Frederico, fugindo da certa punição e execução da Igreja Católica, era exatamente possibilitar a todos a leitura das Sagradas Escrituras. A partir deste labor do impetuoso Lutero, a Alemanha foi apresentada à Palavra de Deus. A Escritura foi redescoberta! Aqui temos a grande força propulsora de toda Reforma Protestante. Trazer a luz àqueles que estavam na escuridão. Trazer o conhecimento àqueles fadados à ignorância. A tradução de Lutero para o alemão foi tão importante que sua tarefa é reconhecida como responsável pela evolução da língua alemã moderna.

Traduzir as Escrituras não foi uma tarefa exclusiva de Lutero, mas os demais reformadores e adeptos da Reforma, traduziram a Bíblia para o francês, inglês, holandês, e, mais tarde, para o português. Todas essas traduções foram impulsionadas pela Reforma Protestante. A compreensão que a Escritura Sagrada é a regra de fé e prática, que a fé é operada pelo Espírito Santo através da Escritura (Sola Scriptura), que o conhecimento dela é essencial para a vida cristã, que todo crente precisa ter livre acesso ao conhecimento bíblico, é o que moveu tanto Lutero como outros tradutores nesta linda tarefa de dar a Bíblia na mão de cada indivíduo, em sua própria língua.

Hoje temos a Palavra de Deus em nossas mãos. Este é um dos principais legados deixados pela Reforma Protestante. Não só ter a Bíblia em mãos, mas o redescobrimento do seu valor, a valorização da natureza da Escritura e do seu poder (Rm 1:16). Graças a Deus, o Senhor da História, porque Ele é o personagem principal de toda Reforma Protestante. Ele agiu por meio de Lutero e outros. O Senhor Deus foi quem devolveu sua Palavra à Sua Igreja! Louvado seja o Senhor!

Valorizemos a Palavra de Deus! Honremos a Escritura! Lutemos por ela. Apoiemos o trabalho que há ainda hoje de traduzir e distribuí-la àquelas etnias que ainda não a possui em sua língua.

Para meditar.

Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (Jo 17:3)
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” (2Tm 3:16,17)

Por: Rev. Marlon de Oliveira

Acompanhe nossas série.

Nenhum comentário

Não deixe de comentar!
Sua opinião é muito importante :D
Beijos...

Galeria de Postagens recentes