Série: Alicerces da Verdadeira Fé (parte 3)


SOLUS CHRISTUS: Rendendo a Vida ao Senhor e Salvador da nossa Alma



SOLUS CHRISTUS: Rendendo a Vida ao Senhor e Salvador da nossa Alma


Nesta série abordamos sobre os princípios sustentadores da Reforma Protestante do Séc. XVI: Sola Scriptura (Somente a Escritura); Solus Christus (Somente por Cristo); Sola Gratia (Somente a Graça); Sola Fide (Somente a Fé); Sacerdócio Universal dos Crentes;
e, Sola Dei Gloria (Somente a Deus toda Glória). Hoje vamos nos concentrar sobre o eixo central de toda doutrina bíblica, Solus Christus. Afirmamos que este é o cerne da teologia reformada, a pessoa de Cristo, sua centralidade, suficiência e senhorio do Messias sobre tudo. A Reforma Protestante em sua doutrina a respeito da Escritura, graça e fé ressaltou que a salvação é somente por Cristo, Ele é o único salvador. Não há salvação fora de Cristo. Toda a teologia é necessariamente cristocêntrica e aponta para Cristo! A centralidade de Cristo é o fundamento da Escritura e da teologia reformada. O conteúdo central da Escritura é a respeito de Cristo, da sua pessoa e obra. A cruz é o centro não só da teologia, mas da história humana. 
Mas, de qual Cristo estamos falando? Um Cristo que não salva? Um Deus que não se ira? Um Espírito que não transforma? Uma graça barata? Uma salvação de mentira? Um Cristo derrotado? A teologia quando cristocêntrica irá trazer respostas a estas indagações e sentido para a vida humana, aproximando o homem de Deus, o homem como servo adorador, e Deus como o seu Senhor e Salvador. Neste post, vamos abordar a pessoa de Cristo, seus ofícios e sua absoluta suficiência. Caminhemos, pois. 

Solus Christus – Mas, quem é Jesus Cristo? A Escritura nos ensina claramente que Jesus, o nazareno, é o próprio Deus, o Deus encarnado. Temos no Livro Sagrado os princípios bíblicos que formam o conceito de Trindade. (Jo 1:1-4; 10:30; Fp 2:5-11). Jesus é o Filho unigênito de Deus, o Messias prometido. Ele é essencialmente igual em glória e poder ao Pai e ao Espírito; existencialmente gerado pelo Pai; economicamente subordinado ao seu Pai. Cristo é o Messias, prometido para ser o Salvador. (Gn 3:15; Jo 3:16; 17:1-26).O Senhor Jesus é, pela graça de Deus, o Salvador do povo de Deus. Ele é o escolhido do Pai para trazer a ordem à desordem causada pela queda de Adão. Ele veio trazer vida aos eleitos de Deus. A salvação em Cristo implica expiação da culpa do pecado, a satisfação da ira de Deus. Ele se coloca, voluntariamente, no lugar dos pecadores, traz redenção e vida, proporciona a restauração de todas as coisas. Cristo é o único salvador e mediador. (1Tm 1:15; At 4:12; Rm 5:5-21). 

Solus Christus – Quais os ofícios de Jesus Cristo? Jesus Cristo é o Profeta por excelência. Ele fala em nome de Deus. Cristo é o Verbo, a Palavra final de Deus ao mundo. Cristo veio revelar o verdadeiro modo de vida agradável a Deus. Estabelecer e ratificar definitivamente os preceitos da aliança entre Deus e os eleitos. Cristo nos transmite, com seus ensinos e exemplos, a vontade santa de Deus a nós. Ele é o maior profeta que já existiu. (Dt 18:15; Mt 17:5; Jo 10:16; Rm 16:26). Ele é também o grande Sacerdote sobre a Casa de Deus. Como sacerdote, ele falar com Deus em nome do povo pecador. Ele é o mediador entre o pecador e o Deus Santo. Jesus satisfez a ira de Deus com o melhor sacrifício, a sua própria vida. Ele é Cordeiro de Deus! (Jo 1:29; Rm 5:10,19; 8:34; 1Jo 2:1; Rm 16:27; Hb 4:14-16; 7:23-27). Ele é o Rei dos reis. A linhagem de Davi é representada em Cristo. Jesus é o rei que governa sobre todos. No último dia, Ele se assentará no Trono para julgar todos os povos. (Ap 20:11). Aqui reside a supremacia de Cristo, o Senhor dos senhores. Ele é Senhor. Por isso, a Bíblia é a regra de Fé e Prática porque é a Palavra do Rei! (Sl 24; 110; At 2:30-33; 5:31; 1Tm 6:13-16). 

Solus Christus – A Suficiência do nosso Salvador. A salvação depende dele, somente dele! Não há salvação fora de Cristo! A salvação depende da morte de Cristo na cruz. (1Tm 2:5). E mais, a salvação é somente por ele. Ele é o único mediador, salvador. (Rm 1-2; At 4:12). E também, a salvação daqueles que o Pai escolheu é para a glória do Filho! No final, o Pai vai entregar todas as coisas para ele! Tudo é por Ele e para Ele. Os eleitos – por quem Cristo morreu – lhe pertencem. (Jo 6:37-38; Rm 16:27). Assim, a salvação é sempre dele. Cristo morreu voluntariamente, por amor aos eleitos, por obediência ao Pai. Tudo convergirá para Ele. Ele, ainda hoje, continua exercendo sua missão de intercessor, mediador e advogado pelos seus eleitos. (1Jo 1:9; 2:1-2). 

Somos todos dependes de Deus. A Escritura aponta para a nossa absoluta insuficiência sem Cristo: Jo 15:5; Fp 4:13. O problema da humanidade caída é exatamente a autossuficiência, prepotência, autojustiça, que conduz à tentativa fracassada da salvação pelas obras, pelo automerecimento diante de Deus. Tudo isto cai por terra com esta a doutrina central, a qual aponta para a nossa total dependência dele. Não depender de Cristo, não se render a ele, não o reconhecer como o Senhor e Salvador é a atitude mais desastrosa que alguém pode cometer. Antes, o rendimento aos pés do nosso Salvador nos liberta e nos libera a experimentar a graça de Deus e a doce mão do Senhor que nos conduz, nos protege e nos abençoa a cada momento. Dependemos dele para tudo! Sem Cristo não somos nada! Ele é tudo! Que Deus nos abençoe! A Cristo nossa vida; nossa gratidão e louvor! 


                                            Rev. Marlon de Oliveira 


Nenhum comentário

Não deixe de comentar!
Sua opinião é muito importante :D
Beijos...

Galeria de Postagens recentes