Série: Alicerces da Verdadeira Fé (Parte 8)

A vida eterna está amparada no  relacionamento entre os escolhidos  com seu Deus e Salvador

DOUTRINA E VIDA: Qual a importância e utilidade da doutrina para a vida cristã?

Nossa série continua. A Reforma Protestante do séc. XVI possibilitou, entre outras coisas, o retorno à Escritura, o livre acesso do leigo ao conhecimento da Palavra de Deus. 
Até então, o povo não tinha a Bíblia em mãos, dependendo apenas do que o sacerdote ministrava no templo. Com as traduções na língua dos mais simples e na distribuição das Escrituras com o advento da imprensa, a Bíblia deixou de ser um item exclusivo do clero para estar acessível a todos. Esta é uma herança importante da Reforma. Não podemos deixar de considera-la, agradecendo ao Senhor da Igreja por isso! Se não fosse a Reforma, não teríamos a Bíblia como a temos hoje.

O acesso à Escritura e a explanação e sistematização de suas doutrinas foram um dos alicerces da Reforma. A verdadeira fé depende do conhecimento da Escritura para ser gerada pelo Espírito Santo no coração dos eleitos de Deus. Não há fé sem conhecimento, e não há conhecimento sem a Palavra de Deus no coração e alma dos escolhidos do Senhor. Aqui pontuamos algo muito importante, o valor que a doutrina tem para a igreja cristã. Fala-se muito que a doutrina não tem importância, e sim a intenção do crente com Deus, seu coração, sua experiência. Seria isso verdadeiro? O que é doutrina e qual a sua utilidade? O conhecimento da das doutrinas bíblicas é algo frio, estéril, sem vida? Tentaremos esboçar algumas respostas a estas questões neste post. Que Deus nos ilumine.

Primeiramente, vamos definir o que é doutrina. A Bíblia é a revelação acerca do ser de Deus e da sua vontade aos seus escolhidos. Se Deus primeiro não se revelasse, jamais alguém poderia vir a conhecê-lo. A Escritura é a revelação especial de Deus, desvendando ao homem temas sobre a aliança, pecado, salvação, redenção, Cristo, igreja, vida eterna, etc. Doutrina, por sua vez, é a sistematização destes temas, é a compreensão que a igreja tem acerca daquilo que foi revelado. A Bíblia Sagrada está acima da doutrina! A doutrina nasce da Escritura. Está subordinado a ela. Todas as vezes que alguém abre a Bíblia e fala das coisas de Deus está fazendo doutrina.

Na história da Igreja, devido aos desvios doutrinários, foi necessário, mediante o estudo sério das Escrituras, a confecção de credos e confissões, documentos de fé, que expunham o entendimento da igreja acerca de determinado assunto, preservando a Escritura das heresias e ataques dos inimigos de Deus. Os credos e confissões apontam para a verdade divina. Aquilo que entendemos como verdade está amparado por estes documentos doutrinários. Os credos e confissões preservam a Igreja e a cercam trazendo proteção e distinção entre a verdade e o erro.

Assim, as doutrinas não são as inimigas da Igreja. Devemos valorizá-las e honrá-las. Todos fazemos doutrinas quando lemos e compreendemos a Escrituras. Os pregadores fazem doutrina quando expõem a Palavra. É necessário fidelidade nesta tarefa de se fazer doutrina. Não devemos transpor os limites da revelação e nem impor nossos gostos e “achismos”, antes, observar os que os reformadores e outros pensadores, a igreja como um todo, já apontaram como doutrina, como a verdade de Deus sistematizada para a Igreja nos diversos credos e confissões que temos em mãos.

O conhecimento da Escritura é essencial para que haja salvação. A vida eterna está amparada no relacionamento entre os escolhidos com seu Deus e Salvador, mediante o conhecimento da verdade. Ninguém é salvo sem conhecer a Palavra de Deus. Daqui se apreende a necessidade do trabalho missionário, levando o conhecimento de Deus a todos que ainda não tiveram acesso às Escrituras. A doutrina nos mostra a verdade de Deus. Aquilo que devemos crer como vontade de Deus. Portanto, a doutrina deve ser valorizada, mantida e difundida pela igreja.

Devemos esclarecer que a doutrina não esfria a fé, pelo contrário, ela aquece os corações dos fieis impulsionando o viver cristão. Aqueles que acreditam que o conhecimento doutrinário esfria a fé, na verdade, nunca conheceram, de fato, a natureza doutrinária das Escrituras. A Palavra de Deus gera vida! As doutrinas da Palavra de Deus trazem o coração de volta às verdades do Senhor, regendo as mentes em devoção a Deus. Conhecimento gera vida. O verdadeiro conhecimento acerca de Deus e da sua santa vontade vivifica o coração e alma dos servos do Senhor. Assim, todo aquele que realmente conhecem a Deus, são impulsionados pelo Espírito Santo a viver pela fé, tem seus corações quebrantados, a vida toda transformada.

Piedade é a devoção a Deus, é a total entrega de quem somos, o que temos, o que fazemos, exclusivamente a Deus! A doutrina, subordinada à Palavra, rege esta piedade em adoração ao Senhor. O conhecimento doutrinário reclama obediência à vontade do nosso Senhor e Salvador, vida de humildade e quebrantamento, e ardor missionário. Se isto não acontecer, então ainda não compreendemos a dimensão e maravilha da vontade divina. A doutrina e vida estão conectadas. Uma não existe sem a outra. A doutrina rege a vida. A vida é mantida e impulsionada pela doutrina.

Louvemos a Deus por isso! Porque a Reforma Protestante difundiu, possibilitou e abriu acesso ao conhecimento doutrinário. Pós-reformadores ampliaram esta tarefa. Hoje somos nós que devemos manter a pureza doutrinária. Esta é, sempre foi, e sempre será, a tarefa da Igreja de Deus! Que Ele nos ajude!

Rev. Marlon de Oliveira

Nenhum comentário

Não deixe de comentar!
Sua opinião é muito importante :D
Beijos...

Galeria de Postagens recentes